Juros Fies: Valor, Reajuste

Os juros FIES desde o seu lançamento alcançaram a marca de 9%. Este período compreendeu entre 1999 até 2006. Desde Outubro de 2006, como a finalidade principal do FIES sempre foi facilitar o ingresso do estudante a universidade, foi concedida uma diminuição desses juros e o mesmo foi para a casa dos 3,5% até 6,5%. A partir de Março de 2010 até os dias atuais a taxa se mantém em 3,4%.

Ajuste Juros FIES

Durante um período, uma nova regulamentação estipulada pelo governo, elevou a taxa para 6,5% ao ano. O governo afirmava que estava em busca da estabilidade e sustentabilidade do programa, para que os futuros alunos pudessem ser inseridos no FIES sem que houvesse uma contribuição maior dos alunos.O reajuste se mantém hoje na casa dos 3,4%. O aluno apto a ser beneficiado pelo programa FIES necessita de que seu teto familiar esteja em até 2,5 salários mínimos por pessoa residente na mesma casa.

FIES
FIES

Reajuste FIES

O governo explica que a diminuição do teto é para atingir famílias de baixa renda, sendo bem claro de que os alunos que possuem um poder aquisitivo maior não precisam depender do programa para ingressar em uma universidade particular. O interessante é que após análises, o teto estipulado pelo programa FIES atinge atualmente 90% da população.

Um fato importante é que a instituição de ensino escolhida pelo aluno através do programa deverá proporcionar um desconto de 5% em sua mensalidade. Anteriormente a instituição deveria proporcionar ao curso escolhido o valor mais baixo que poderia, com esse desconto ocorre um maior controle do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Desta forma foi gerado aproximadamente 3.100 novas vagas para os novos estudantes beneficiados pelo FIES.

Juros FIES – Sobre o Programa FIES

O Financiamento Estudantil (FIES) é bastante requisitado pelos estudantes que precisam de um apoio para ingressar no ensino superior. O período tem até 3x a duração do curso para fazer a quitação deste financiamento. Em um exemplo simples, um estudante de Administração (um curso de 4 anos) tem até 12 anos para fazer a quitação deste financiamento cedido pelo FIES.

Comentários

comentários