Lista de espera FIES

Devido à grande procura pelo financiamento estudantil, foi criada a lista de espera FIES. Saiba como ela funciona e como não perder sua chance de conseguir o FIES.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) ajuda muitos estudantes de baixa renda a conseguir pagar um curso superior.

Todo ano, são abertos processos seletivos do FIES, um no primeiro e outro no segundo semestre.

Mesmo assim, o número de vagas não atende todos os candidatos, sendo necessário criar uma lista de espera para dar chance a todos.

Para se inscrever no FIES é necessário ter renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com desempenho de 450 ou mais pontos e não ter zerado a redação.

Os candidatos são classificados pela nota do Enem com base no número de vagas do curso, turno, faculdade e unidade.

Assim, seus concorrentes só serão aqueles que estão buscando o financiamento na mesma graduação, período e instituição que você.

A seleção é automatizada e o sistema do FIES vai ocupando as vagas disponíveis com os candidatos que tiveram maior pontuação no Enem. Os demais, serão incluídos na lista de espera FIES.

Estou na lista de espera do FIES, e agora?

A lista de espera FIES é automática e é formada logo após a pré-convocação. Assim, o candidato solicitar entrar para a lista, nem nada. A lista de espera, assim como a convocação, é feita a partir da maior nota no Enem.

Mas atenção: o FIES não entrará em contato para comunicar se você conseguiu a vaga. Portanto, acesse a página do FIES Seleção para verificar a posição que você ficou.

A lista de espera é liberada aos poucos, à medida que outros candidatos perderem os prazos.

Quem for convocado precisa correr. O FIES dá um prazo curto para o candidato efetuar seu cadastro e comprovar a documentação.

Se você perder o prazo, perde também o direito ao FIES e a vaga fica disponível para a lista de espera.

Tags: fies, financiamento estudantil, lista de espera fies, lista fies

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *